quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fluxograma do processo


A história do dióxido de carbono.

O  DIÓXIDO DE CARBONO; existe duas formas uma no estado liquido e a outra no estado sólido,porém só foi obter o segundo estado em 1835 por THILORIER e logo começou a ganhar importância para industria 1924,como para a fabricação do refrigerante, logo sua produção de dióxido de carbono 1974 atingiu 1.224.500 tonelada contando com os estados sólido, liquido e gasoso.O emprego mais difundido é para refrigerar sorvetes, carnes e outros alimentos. Na atmosfera o dióxido de carbono reduz os estragos provocados nas carnes e nos alimentos pelas bactérias da putrefação. A forma sólida é muito importante também como fonte de dióxido de carbono, para a atmosfera inertes e ocasionamento para carbonificar bebidas e possui outros empregos especiais como resfriamento de rebites de alumínio e de partes de maquinas encaixadas a frio.O dióxido de carbono gasoso tem muitas aplicações na industria química, na fabricação do ácido salicílico, tem natureza não corrosiva e é facilmente transportado em forma sólida.

Conceito do processo de absorção.

A absorção de gases, é um processo comumente utilizado em plantas industriais  com o objetivo de recuperar compostos que possuem um alto valor agregado. Possui como principal característica a transferência de massa, de um ou mais 
componentes da fase gasosa para a fase líquida devido à solubilidade e à diferença de concentração entre as fases.

Meios de obtenção de CO2 e o surgimento do gelo seco.

Os óleos combustíveis e o gás natural possuem em sua composição cerca de 18% de CO2,é utilizado o processo de absorção onde o dióxido de carbono é liberado com cerca de 99% de pureza. Para eliminar as impurezas menores deve ser utilizado tratamentos químicos onde a reação que pode ser utilizada é:
Na2CO3 + CO2 + H2O <=> 2NaHCO3
Quando a reação se desloca para direita a um aumento da pressão do CO2 e consequentemente uma redução da temperatura e quando se aquece o HNaCO3 se desloca pra esquerda.
O CO2 disponível surge através da combustão do óleo combustível aquecido na caldeira, obtendo-se assim o vapor como produto, em seguida queima-se o óleo ou o gás natural obtendo-se de 10 a 15% de CO2, após esse procedimento resfriamos o gás de combustão onde o gás purificado e lavado devido a sua passagem pelos lavadores de água. O dióxido de carbono é removido pelo processo de absorção seletiva em contracorrente numa solução aquosa de etalominas, sendo assim o vapor de água e o CO2 passam pelo topo do reativador e o vapor de água se condensa e volta ao refluxo. O CO2 é purificado em um lavador de permagnato de potássio e fica isento de H2S e de aminas. Depois o dióxido de carbono é resfriado comprimido e liquefeito. O CO2 esta sujeito a uma descompressão até a pressão atmosférica e com a sua solidificação retorna ao pré-arrefecedor e novamente é reticulado e comprimido. E depois a neve do gelo seco (CO2 resfriado) é cortada em forma de cubos de 25cm tendo aproximadamente 23Kg.